hyperfan  
 

Nossas velhas festas de aniversário

Quando o Hyperfan surgiu, não tínhamos a menor noção do quanto ele iria durar. Meses? Um ano? Talvez um pouco mais? Por isso, ficamos muito felizes quando o site completou um ano no ar. Tão felizes que decidimos comemorar a data fazendo alguma coisa diferente. Surgiu então a proposta de criarmos uma série especial onde os autores trocariam seus títulos, cada um escrevendo um conto do personagem que era regularmente escrito por outro autor. Assim surgiu a série Imagine.... Depois de um sorteio, as trocas ficaram definidas. Eu, que escrevia o título do Hulk, escrevi contos de Starman e Lanterna Verde. Já o Hulk foi escrito pelo Matheus Pacheco, cuja série Miles foi escrita pelo Délio Freire... e assim sucessivamente. Foi divertidíssimo e rendeu contos excelentes!

Como nos divertimos muito fazendo a série Imagine..., decidimos que continuaríamos com os eventos especiais de aniversário nos anos seguintes. No nosso segundo aniversário, publicamos a série Agendas Secretas. A idéia era criar contos ambientados no passado dos personagens, fossem eles personagens publicados regularmente no Hyperfan ou não. Desta forma, eu escrevi um encontro do Homem-Aranha com o Besouro Azul durante a saga Lendas; Lucio narrou o clássico Esquadrão Atari às voltas com a Crise nas Infinitas Terras; Lupo criou um encontro titânico entre Super-Homem e a Fênix Negra; entre outros contos espetaculares.

Em 2004, o evento foi chamado de Eras de Ouro. Consistia em contos onde os personagens estavam ambientados no período histórico em foram criados ou que mais os representavam. Tivemos assim Max Mercúrio nos anos 20; Spirit nos anos 40; X-Men nos anos 80; e Spawn nos anos 90, entre outros.

O evento seguinte foi a série O Eleito. Com essa série, queríamos definir o novo presidente dos EUA no Universo Hyperfan. Fizemos um brainstorm para definir os candidatos, criamos um conto especial para cada um deles para que os leitores pudessem identificá-los e "conhecer suas plataformas" e depois abrimos uma enquete para que nossos leitores votassem e escolhessem o vencedor. E este foi ninguém menos que Lucius Fox, o braço direito de Bruce Wayne! Ou seja, o Hyperfan elegeu o primeiro presidente negro dos Estados Unidos três anos antes de isso acontecer na vida real - e por voto popular!

Em 2006, chegamos ao quinto aniversário, e com ele tivemos nosso projeto mais ambicioso. Publicamos o livro Hyperfan: Cinco Anos de Fanfic, com personagens originais, no que chamamos de "Novo Universo Hyperfan" (e que teve continuidade posteriormente com contos inéditos publicados no site). Totalmente escrito, produzido e editorado pela equipe do Hyperfan, o livro foi bastante divulgado pela mídia especializada e podia ser baixado gratuitamente em PDF ou comprado em papel mesmo, sob demanda, a preço de custo. O livro ainda está disponível para download no site.

Após nosso quinto aniversário, deixamos de fazer os eventos comemorativos anuais. Mas pode ter certeza que, a cada mês de abril, olhamos para trás e vemos tudo o que foi feito e o que ainda será. E isso, garanto, nos deixa muito satisfeitos.

:: Otávio Niewinski
:: Webmaster, escritor relapso, segundo editor-chefe da história do Hyperfan e agora, mais recentemente, editor-chefe de novo... :-)

 
Todos os nomes, conceitos e personagens são © e ® de seus proprietários. Todo o resto é propriedade hyperfan.