hyperfan  
 


:: Alexandre Mandarino - Escritor - mandarino@hyperfan.com.br
Jornalista, adora quadrinhos, games de computador, informática, literatura e música. Adepto de técnicas tântricas, sensoriais, esotéricas e hackers arcanas, é fã de Grant Morrison, William Burroughs, Sex Pistols, Orbital e bizarrices pop em geral. Atua como único membro da banda Chip Totec, de house/electrof(p)unk/breakbeat/batucada. Também trabalha como tradutor (incluindo a versão nacional da série Os Invisíveis) e escreve no site Hypervoid.

:: Alice in Wonderland - Escritora - alice@hyperfan.com.br
Esta pioneira feminina do Hyperfan (yeah, girls power!) vive nos conflitos da rota Salvador-São Paulo. Com vinte e muitos anos, nascida em Santos, é jornalista, trabalha em uma assessoria de imprensa e pode ser vista pelas noites de sua cidade-base, Salvador, a serviço nos maiores eventos culturais. Ou pelo menos nos mais altos, como trios elétricos e assemelhados...
Apaixonada pela cidade de São Paulo, pequeno paraíso situado entre a Av. Paulista, o Centro e Higienópolis, é, porém, totalmente vendida para o Rio de Janeiro. É casada com um carioca, que lhe iniciou nos caminhos deste site (momento-propaganda: não deixem de ler os textos de Cesar Rocha Leal). É dedicadíssima a este amigo maravilhoso, preparando-lhe comidinhas e outros mimos. Reprime seus dons maternos sendo mãe de uma cocker spaniel inglesa, e tia de outro. Roqueira inveterada e ex-grunge, durante o São João em Salvador, quando vê todos alegres e de camisa xadrez, pensa: "P%#*, eu poderia estar morando em Seattle!"

:: Carlos Orsi Martinho - Editor Epic e escritor - martinho@hyperfan.com.br
Carlos Orsi Martinho é escritor e jornalista. Curte ficção científica, terror e HQs. Sente um fascínio inexplicável pelos quadrinhos baseados na série clássica de Jornada nas Estrelas. É co-roteirista da HQ on-line A Mortífera Maldição da Múmia e autor do livro Tempos de Fúria - Contos de Aventura e Torror.

:: Cesar Rocha Leal - Editor DC e escritor - cesar@hyperfan.com.br
Alguns dizem que Cesar Rocha Leal nasceu agarrado a uma revista em quadrinhos, em meados de janeiro de 1972, na Tijuca, Rio de Janeiro (próximo a uma banca de revistas). Verdade ou lenda, o fato é que Cesar e HQs (ou HQs e Cesar) vivem em estado de simbiose completa. Mesmo assim - ou por causa disto - o rapaz conseguiu algumas vitórias na vida: formar-se em Direito, casar-se com uma linda esposa, criar dois cômicos cocker spaniels e escrever para o Hyperfan - não necessariamente nesta ordem, apesar de ressentir nunca ter podido conhecer seu ídolo, Isaac Asimov. Desde que foi levado ao cinema, no verão de 1977, um de seus objetivos foi se tornar o mais novo Lorde Negro de Sith, mas desistiu quando soube que teria que assassinar sua família. Seguiu sempre andando na tênue linha entre os lados da Luz e Negro da Força, tentando se manter neutro com relação a ambos (apesar dos insistentes avisos do seu mestre Yoda de que isto não daria certo), mudou-se para a ensoralada Salvador, onde vive atualmente.

:: Conrad Pichler - Escritor - conrad@hyperfan.com.br
Conrad nem sempre gostou de ler, nem escrever. Mas, na verdade, adorava ouvir histórias, verdadeiras ou inventadas pelos seus avós e pais. Ele não gostava da idéia de pegar um livro e ficar com ele na frente da cara por horas e horas a fio, dias e dias seguidos. Num dia, então, sua avó lhe deu de presente a primeira história em quadrinhos de sua vida, uma edição do Super-Homem, em que o herói enfrentava Bizarro. Isso foi o suficiente para a imaginação dele voar. Depois disso, ele já não se saciava apenas com as histórias da estrada do pai, ou com as histórias de guerra do avô, ele tinha que voar pelo mundo e ir ao encontro de algo mais fantástico e fabuloso. Incrivelmente, ele realizou isso por meio daqueles livros, os quais não queria ler mas que, agora, passava horas e horas lendo! Depois de crescer, as asas dele não o decepcionaram, decidiu ensinar outras pessoas a voar tão ou mais alto do que ele mesmo. E, mais, ele passou a escrever as aventuras que vivia, mesmo que apenas na sua imaginação. Por isso, se tornou professor de literatura e escritor de fanfics no Hyperfan, para não parar mais no chão!

:: Danilo 'Doc Lee' Anastácio - Escritor - doclee@hyperfan.com.br
Danilo nasceu durante uma década perdida, a qual muitos fazem questão de esquecer mas muitos outros de repente começaram a relembrar alegremente (isso deve soar datado daqui a algum tempo). Ele não apenas nasceu, como cresceu e atualmente está vivendo. É um ser de uma brancura estranha, o que o torna suscetível aos danos malignos causados pela luz solar. Por se considerar um filhote da tal da pós-modernidade, vê que não faz sentido ficar se definindo, coisa que meio que aprendeu durante a faculdade de Cinema e Vídeo - não, ele ainda não desistiu de ser cineasta. Apesar disso, pode dizer que é influenciado pela cultura pop em geral pra produzir suas "criações": no caso específico daquilo que escreve pro Hyperfan, pode-se citar Terry Pratchett, Alan Moore, Douglas Adams, Simpsons, Monty Python, Principia Discordia, boa música e pizza de chocolate branco.

:: Dell Freire - Escritor
Caiu na Terra, vindo da dimensão conhecida como Vertigolândia, através de uma fenda no continuum espaço-tempo, em 1972. Disfarçado de capixaba e de jornalista, desde 1999 é o roteirista e um dos dois diretores do longa-metragem em computação gráfica "O Negro". Não possui habilidades táticas em combate em terra, água e ar e é um péssimo estrategista. Seu nível de força é o de um homem normal de sua idade, obeso e que não pratica exercícios físicos. Há boatos de que ele possui poderes mágicos e que participa de uma antiga ordem ocultista. Mas tudo pode não passar de delírios de um anormal...

:: Eduardo Sales Filho - Editor Mutantes e escritor - dudu@hyperfan.com.br
Eduardo Sales Filho é a Entidade Maligna Misteriosa mais simpática de todos os tempos. Só ele sabe que a Luize Altenhofen tem um cheirinho delicioso, para inveja de deuses hindus e mortais babões. Nasceu em 08 de Abril de 1976, no interior da Bahia. Fã incondicional do senador ACÉEM ("É um canalha, mas é o nosso canalha", costuma dizer aos amigos), veio pra "Sum Paulo" num pau-de-arara - ainda que jure que não monta nessas coisas - há alguns anos. Já foi candidamente casado, mas voltou a ter bom senso. Gosta de ruivas, São João e de um bom trago, embora não necessariamente nesta ordem. Arranjou um irmão gêmeo pentelho depois de marmanjo. Tem mania de ser o primeiro. Foi o primeiro a mandar o Rique à merda, era o primeiro a chegar na casa do Lopes pra filar a bóia no domingo, foi o primeiro a bater um papo filosófico com Nandinha sobre "Coquêmon". Foi o primeiro a prestar solidariedade a Ganesha por causa dos seus problemas no cooler. Só não sofreu a vingança do morcego porque foi o primeiro a dizer que não era aquilo que o Lopes estava pensando. Não foi o primeiro a sair da lista da Entidade Maluca Escandalosa, mas dividiu apartamento com o tal. Escreve dois títulos no Hyperfan: Homem-Aranha e X-Men, mas prefere ler gibis da DC para se desintoxicar de uma overdose de Digimon administrada pelos seres que habitam o Império do Mal. Entre um emprego e outro, aprendeu a "dança da motinha", aprendeu a diferenciar uma tchutchuca de uma preparada, montou na piroga do índio com o pezinho pra frente e o pezinho pra trás e descobriu que a televisão está cada dia mais bizarra. Para realizar seu sonho de dominação mundial, faz uma fezinha na Sena toda semana e pensa seriamente em participar do Show do Milhão, só pra humilhar os universitários. Atualmente, retornou à boa terra e reside em Salvador, onde se tornou professor universitário e ensina um monte de bobagem aos seus alunos.

:: Eduardo 'Mordred' Viveiros - Escritor - mordred@hyperfan.com.br
Mordred veio em visita durante o enegrecido Samhain de 1981, e não conseguiu voltar mais ao seu plano de origem. Desde então, tenta viver em São Paulo, regido pelas leis do planeta. Está contando os dias (e os centavos) para poder se afastar da Terra da Garoa mas, enquanto isso, tenta gostar do que vê. Anteriormente um webbie desempregado, costumava passar boa parte do dia sofrendo o bronzeamento da radiação do seu monitor, ou então das TVs por assinatura. Consumidor voraz de cultura pop, lê qualquer coisa que lhe cai à mão, e está constantemente em busca de sons desconhecidos produzidos em qualquer parte do globo. Mesmo (ou principalmente) após o advento do MP3, compra CDs com uma intensidade maluca. Isso sem mencionar os filmes, com o que gasta boa parte das suas economias. Apesar de dançar como um gnomo apoplético, é fã ardoroso de disco music. Fanático por quadrinhos há um bom tempo, está tentando se desvencilhar do mainstream americano (não que esteja conseguindo), para poder dedicar mais atenção à produção údigrúdi. Não tem saco para política, ias e ismos afins, afinal sua vida já tem problemas demais.

:: Eduardo Regis - Escritor - eduardoregis@hyperfan.com.br
No ano de 1981 as terras tijucanas, no Rio, testemunharam o nascimento de Eduardo. Carioca atípico, não gosta de praia e nem de futebol, mas em compensação adora cerveja e sabe tudo do amigão da vizinhança e do Morrissey. Além de leitor de quadrinhos e escritor nas horas vagas, Eduardo também é microbiologista, instrutor fantasma de escoteiros, jogador de RPG, poeta e cantor de chuveiro. Sonha em um dia ser reconhecido por suas capacidades de imitar um avião supersônico, saber cantar todas as músicas dos Mamonas Assassinas e ser capaz de rimar tudo com qualquer coisa.

:: Fábio Fernandes - Escritor - fabio@hyperfan.com.br
Escritor, dramaturgo premiado, tradutor, jornalista (e agora professor universitário de design e sistemas de hipermídia), Fábio gosta de literatura policial e ficção científica desde pequeno (ele nasceu em 1966, portanto vocês podem imaginar há quanto tempo ele cultiva essas paixões). Autor de livros como Interface com o Vampiro e A Revanche da Ampulheta, colaborador de Octavio Aragão no projeto Intempol e seu parceiro no RPG homônimo, tem diversos contos publicados em revistas virtuais e de papel no Brasil e no exterior. Publica no começo de 2006 sua dissertação de mestrado sobre a obra do mestre cyberpunk William Gibson e já está na reta final do doutorado, com um projeto sobre a linguagem dos games na hipermídia. Traduziu, entre outros livros, a nova edição do clássico Laranja Mecânica e o último livro de William Gibson, Reconhecimento de Padrões. É colunista do site Webinsider. Está terminando seu primeiro romance.

:: Fernando Lopes - Escritor - lopes@hyperfan.com.br
Fernando Lopes nasceu em São Vicente (SP) meses antes do homem chegar à Lua. Mesmo assim, é considerado lunático por um bocado de gente. Formado em Jornalismo, lê quadrinhos há quase 20 anos e tem o péssimo hábito de querer espancar quem amassa seus gibis, mesmo que sua diminuta estatura não favoreça esse tipo de arroubo violento. Acha muito mais normal gostar de histórias de super-heróis do que assistir a uma partida de futebol, o que demonstra sem sombra de dúvidas que nasceu no país errado. Está escrevendo um livro sobre a carreira do Batman há tanto tempo que os amigos já dizem que sua filha terá de terminá-lo. Com sorte, eles estarão errados e arderão no Inferno por sua descrença. Não tem tempo para nada, e ainda assim fica se metendo nessas roubadas de escrever fanfic. Em suma, é um lunático mesmo.

:: Igor Appolinário - Escritor - czar@hyperfan.com.br
Vindo de uma galáxia muito, muito distante, um foguete alienígena caiu na mais estranha das cidades terrestres: São Paulo, no dia 1º de julho do longínquo (mas nem tanto) ano de 1984. Dentro dele estava o pequeno Igor, que foi encontrado e prontamente adotado pela família Appolinário. Desde aquele dia, o menino mostrou ter habilidades únicas, como comer um Big Mac em menos de cinco minutos ou possuir uma fantástica imaginação. A partir da adolescência, viu-se forçado a usar seus dons para o bem da humanidade, salvando seus heróis preferidos dos roteiristas humilhantes, mas tudo isso escondendo sua identidade secreta como um simples estudante de Biologia. Argumentistas fajutos, tremei!

:: JB Uchôa - Escritor - uncanny_jb@hyperfan.com.br
Na manhã de 20 de junho de 1977, os deuses gregos sorriram para um mortal. Dotado de grande determinação (sapiência, beleza e modéstia também), o jovem JB Uchôa realizou muitos feitos em sua vida. Atualmente morando na paradisíaca cidade de Fortaleza, JB é publicitário, motorista da família e desempregado (apesar de todos os amigos acharem que ele está trampando no MSN). Com tantos afazeres, ainda tem que arranjar tempo para salvar o mundo, escrever pro Hyperfan, discutir seus plots com os editores e ler os intermináveis e-mails dos Morsas. Além, é claro, de morrer de saudades. Seu superpoder favorito.

:: JJ Marreiro - Desenhista oficial - jjmarreiro@yahoo.com.br
Começou em 1993 ilustrando livros de informática para crianças. Em seguida integrou a Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará, de onde saiu para, juntamente com Geraldo Borges e Daniel Brandão, fundar o primeiro estúdio profissional de HQ do Ceará. Publicou algumas ilustrações em revistas de circulação nacional e atualmente também colabora como desenhista no site Universo HQ. Muito mais sobre JJ Marreiro pode ser encontrado no site Manicomics e em suas galerias online nos sites Comics2Film e Supergirls Incorporated.

:: Josa Jr - Escritor - josa@hyperfan.com.br
Josaías Cardoso Ribeiro Junior, ou Josa Jr, nasceu em 07/07/79 em Teresina, mas mora em Brasília e cursa Publicidade na UnB (depois de se livrar da tolice que foi cursar Computação). Gosta de fotografia, quadrinhos, música, internet, amigos, desenhar, ler, escrever, teologia protestante reformada, história, e especialmente gosta muito de garotas bonitas. Se quiser conhecer seu trabalho visite: http://www.flickr.com/photos/josa.

:: Leonardo Araújo - Escritor - leonardo@hyperfan.com.br
Engenheiro, militar, esoterista e fã dos quadrinhos desde quando não sabia ler (há pouco tempo). Nasceu em 1973, no Rio de Janeiro (RJ) e já morou em muitas cidades entre Fortaleza (CE) e Santa Maria (RS). É colecionador da linha DC do Brasil a partir de sua reestréia na década de 80.

:: Lucio Luiz - Editor-chefe e escritor - lucio@hyperfan.com.br
Jornalista, escritor e inútil. Trabalha atualmente como assessor de comunicação e editor no Colégio Gonçalves Dias, além de auxiliar os professores de Biologia como exemplo do que não se deve fazer com a saúde do corpo. Já publicou um livro de poesias ("Amor, Escatologia e Etcetera") e um romance ("O Monstro do Lago Guanabara") e, apesar dos apelos dos órgãos de saúde e do Ministério da Educação, continua ameaçando a humanidade com a publicação de outros escritos. É webmaster dos sites Lobo Brasil (uma das maiores homepages sobre um personagem de quadrinhos do mundo) e Inutiologia (um blog cujo nome já indica como é o conteúdo), o que comprova a inclusão do termo "inútil" na primeira oração do texto.

:: Marcelo Augusto Galvão - Escritor - marcelo@hyperfan.com.br
Filho de pai amazonense e mãe carioca, Marcelo é paranaense e mora no interior paulista. Sempre gostou de ler, desde bula de remédio até jornal, passando por quadrinhos. Formado em Direito, é apreciador de ficção científica, romances policiais, mitologia, história e cultura pop obscura, além de adorar o cheiro de livro novo. É editor da Cena do Crime, site dedicado às histórias policiais na literatura, TV, cinema e quadrinhos.

:: Matheus Pacheco - Escritor - daigoro@hyperfan.com.br
Um bosta.
Cansado de gastar dinheiro com histórias em quadrinhos em que o status quo nunca é alterado agora tenta mudar tudo sendo um escritor de fanfic. E está conseguindo aos poucos, apesar dos colegas...

:: Octavio Aragão - Escritor - octavio@hyperfan.com.br

É designer gráfico, ilustrador, professor universitário e, depois de velho, resolveu escrever contos inconseqüentes de ficção científica. Seu trabalho mais visível é o projeto Intempol, mas também arranjou tempo para meter a mão em outras cumbucas, como no Hyperfan, por exemplo, e nos fanzines Awesome Army Outpost (EUA) e Megalon (Brasil). Seu projeto de mestrado na Escola de Belas Artes, UFRJ, versou a respeito de Ângelo Agostini, pioneiro dos quadrinhos brasileiros, e agora no doutorado trabalha sobre a importância das charges na política contemporânea.

:: Otávio Niewinski - Webmaster e escritor - otavio@hyperfan.com.br
Nascido no interior gaúcho e atualmente residindo em Porto Alegre, é formado em Ciência da Computação e torcedor fanático do Internacional. Coleciona gibis diversos desde que se entende por gente, e gibis de heróis em especial desde o lançamento do Dicionário Marvel da editora Abril (alguém aí ainda lembra?). Hoje, mais de 20 anos depois, possui milhares de gibis e planeja comprar um apartamento - com uma sala só para eles, é claro.

:: Rafael 'Lupo' Monteiro - Editor Marvel e escritor - rafael@hyperfan.com.br
É advogado formado, mas ainda não conseguiu deixar de ser estagiário. Adora Nirvana e tequila. Passa a maior parte do tempo livre lendo livros e gibis, e seu objetivo na vida é ganhar dinheiro para comprar mais livros e gibis – o que ele diz que vai ganhar assim que passar num concurso público, o que deve acontecer num futuro longínquo. Até lá, ainda tem uma interminável pilha de livros jurídicos pra ler...

:: Rique - Pentelho de Plantão
Futuro jornalista, Rique tem apenas um problema, que dificulta em parte o exercício de sua profissão: não sabe ler nem escrever. Pretende corrigir tais defeitos colaborando em breve com um título para o Hyperfan, mas, enquanto isso não acontece, exerce o cargo muito bem remunerado de ASPONE do site e torce para o Sport Club Internacional de Porto Alegre.

:: Robson Costa - Escritor - ciclops@hyperfan.com.br
Formado em Ciência da Computação, curte quadrinhos, cinema e música. Nasceu no Rio de Janeiro em 1968. Flamenguista, apesar das atuais decepções do time! Trabalha no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, como analista de sistemas. Queria ser um mutante com um poder bem legal, mas se contenta com o cinto de utilidades.

:: Rodrigo 'Camatz' Nunes - Escritor - camatz@hyperfan.com.br
Rodrigo Nunes é um estudante de Direito com interesses nas leis de direitos autorais. Enquanto pesquisa muito sobre o assunto, procura infringir algumas delas escrevendo sem permissão personagens da autoria de terceiros no Hyperfan. Além, é claro, de combater o crime pelos becos escuros de Salvador, onde mora, mascarando-se sob a alcunha de Camatz.

:: Rony Gabriel - Escritor - rpgabriel@hyperfan.com.br
Rony Gabriel Lanzoni Fagundes nasceu no ano de 1982 em Santo André e migrou, aos seus 12 anos, para o interior de São Paulo, mais precisamente Marília. Se tornou balconista, guardador de carros, metalúrgico, evangélico, arte-finalista e finalmente técnico em informática. Depois tomou uma pilula vermelha e acordou peladão em outro mundo, mal sabendo seu passado real. Começou a escrever (principalmente) sobre Matrix quando o operador da nave deixou os teclados à mostra e aí virou bosta: resolveu fazer faculdade na área de informática só pra ficar expert em incursões hacker nos sistemas e poder escrever histórias sobre o assunto. Até gosta de quadrinhos, mas não é fissurado como o resto da turma. Gosta mesmo é de cinema, Steven Spielberg, George Lucas, cultura Pop, tecnologia, Nickelback, Hoobastank, Hillsong, RPG e Need For Speed. Tem um blog (o Acabou o Papel), é nerd (mas vive negando), sonha em escrever um roteiro que vá para os telões e resolveu fugir do resto da biografia por que viu um cara de terno cinza, ponto eletrônico e uma arma na mão.

:: Wellington Alves - Escritor - wellington@hyperfan.com.br
DCnauta confesso, carioca, fanático por gibis desde quando pôs as mãos em uma edição em preto e branco e sem capa de uma revista do Superboy, no final da década de 1970, Wellington Alves é hoje um colecionador, contador e respeitável senhor de 30 anos cujo maior desejo ainda é encontrar a Linda Carter, seu sonho desde a mais tenra infância. Além de achar que nunca foi um nerd, embora toda a população de Thanagar e Shiar digam o contrário.

 
Todos os nomes, conceitos e personagens são © e ® de seus proprietários. Todo o resto é propriedade hyperfan.