|
Por
Conrad Pichler
The Jab
"Um tiro. Uma chance.
O que você pode fazer pelos seus sonhos?
O que você está fazendo por eles agora?"
Eminem
Está tudo partido ao meio. Sacos de cocaína, cigarros de maconha, caixas de pérola. Tudo isso espalhado no chão do The Gladiator's Gym, na Cozinha do Inferno, Nova York.

Eu sou Matt Murdock. Advogado. Cego. Eu vivi minha infância inteira nesses sete quarteirões, que todos os moradores juram que são protegidos por um "demônio de guarda", o Demolidor: eu. Andar por essas ruas durante o dia é muito bom.
Sem a máscara já devo ter cumprimentado meio mundo. E quando dou as costas, escuto eles falarem que meu escritório de advocacia faliu... ouço isso até das pessoas que não têm coragem de sair do quarto, me espreitam pela janela dando baforadas de cigarro nas vidraças. Esse é o espírito do bairro: todo mundo tem um demônio sobre os ombros.
Eu visito o centro social, a escola da Cozinha. De dia esses lugares são mais assustadores. É hora da saída; carros parados, de portas abertas, despejam odor de maconha e o som do rap na rua. Jacob Brooks, o "The Jab", se aproxima e fala com todos; afasta os ratos e malandros com sua presença. Ele manda. Na noite, a gente não ouve falar dele, nem nas bocas. The Jab é um lutador amador de boxe da Cozinha do Inferno, especialista em jabs: golpes rápidos e curtos, típicos do boxe; geralmente aplicados nas laterais do rosto do oponente.

Apartamento de Matt. Ele e seu melhor amigo e sócio, Foggy Nelson, desarrumam as caixas da mudança. Observados por Natasha Romanov, a espiã Viúva-Negra.
Matt, acho que nós deveríamos partir pra cima...
Fiona Lions acusou nosso amigo de faculdade "Pereba" Patterson de assédio (*). Você se mete com um bando de prostitutas em Jersey (**) ... Foggy o devora com o olhar Antes que você diga algo, eu sei: "foi armação"... o que você pensa que eu vou fazer? Ficar esperando?
Quando vocês começam a trabalhar de graça? pergunta a Viúva-Negra.
É "agenda positiva", Natasha! corrige Foggy.
Na próxima semana. Por essa semana vamos espalhar que estamos advogando para a comunidade... em outras palavras, "estamos de volta". Deixamos todos saber como funciona nosso negócio... diz Matt, em tom professoral.
"Dá pra ouvir aqui de casa: a duas quadras de distância, um maluco atirando nas lojas com uma submetralhadora. Acho que umas dez pessoas estão feridas. Jab está no banco de trás. Esse guri precisa saber como as coisas vão funcionar agora que o Demolidor está de volta."

The Jab recebe uma mochila com drogas e entrega um pacote de dinheiro para Bob Bone, receptor do tráfico.

"Um folheto cai na minha mão. Adoro impressoras a jato de tinta; minha sensibilidade pode perceber o relevo das letras, revelando o que está escrito.
Hoje! The Gladiator's Gym apresenta: Jacob 'The Jab' Brooks versus Miguel 'El Toro' Guillermo. Lutando pelo cinturão dos meio-pesados da Associação Amadora de Boxe (AmoBoxe).
"Bem, eu já tenho programa pra esta noite... mas não custa dar uma passadinha pra ver esse rapaz, agora."
Murdock entra no The Gladiator's Gym (***).
Sabe porque esse lugar se chama Gladiator? me coloco na frente dele, segurando minha bengala.
"Ele silencia, pega a mochila... vai me contornar, mas, eu o impeço com a bengala."
Eu sou Matt, filho de Jack "Gladiador" Murdock...
He-he! Parabéns, benemérito, as madeiras podres e as goteiras te saúdam... mané...
Ele sai e me deixa sozinho na escuridão do ginásio.

Mais à noite.
Vestido de vermelho e com seus poderosos bastões em punho, o Demolidor percorre os telhados da Cozinha do Inferno. Até que chega ao velho Gym. Mas não é a luta que lhe chama a atenção: ele ouve o som seco de um golpe na cara de uma criança.
Ouve três corações: Um homem de meia-idade, outro mais jovem. Socando um guri. O demônio da guarda não pensa, lança seu bastão e derruba o mais velho, que desequilibra a criança ao cair, deixando espaço livre para o Demolidor socar a cara do mais jovem. Logo depois, os dois homens estão amarrados num poste. O guri, atordoado, pede pra ir embora. Mas com seus sentidos aguçados o herói escarlate percebe que o guri está drogado:
Ei, garoto... o que você andou cheirando? Me diz... e eu tento te ajudar a sair dessa...
Sair... sair o quê, tio? Tá maluco? Esse barato é o que liga!
Surpreendido pela total ausência de arrependimento, Matt solta o garoto, que foge nas sombras.
"Deus! Ele não estava mentindo... ele acredita que essa droga é..." os seus pensamentos são interrompidos por uma policial. Ele dá as costumeiras explicações e salta para o telhado do ginásio.
"The Jab não tem esse apelido à toa. Seus golpes são rápidos e colocam El Toro no chão antes do primeiro minuto... mas ele levanta, cambaleante. Diretos de esquerda são difíceis de segurar. The Jab aplica um que faz Toro pensar em largar o boxe. Dá pra sentir o cheiro do sangue escorrendo da boca dele. É a hora... eu desço no meio do ringue. Ele me encara. Todos murmuram um 'Demolidor!' e outros palavrões... A respiração dele ainda está alta; sim, é hora..."
Se você quiser continuar pode continuar comigo, The Jab... todos berram e urram Sim, quero lutar com você, mas você tem que largar as drogas... todos os guris desse bairro te adoram... você tem uma chance!
O que é isso... ciúmes? ele fala firme, mesmo com o protetor na boca.
Eu prefiro ver criancinhas se inspirando num idiota mascarado do que em você... um traficante de drogas, como aqueles mortos-vivos ali atrás...
"Eu senti o cheiro dos traficantes logo que desci; eles não 'suam' drogas... eles sabem que isso mata, os caras da boca são diferentes... mas The Jab é diferente de todos..."
Qualé, meu irmão? grita o juiz.
Eu vou lutar... tiro a parte de cima do uniforme, largo os bastões, empresto as luvas do Toro... mas fico com a máscara.
Vem! ele diz.
Ele estuda o Demolidor, vira rápido os pés. Matt segue os passos com sua audição. Ele vai atacar primeiro, é mais inexperiente. Um jab no peito, outro mais rápido de esquerda... mas pega na luva. O jogo de pernas do Demolidor é inacreditável.
Um direto de direita no bico do queixo. Demolidor balança... rodopia no seu eixo... mais dois diretos no nariz... o "demônio da guarda" cai.
Um... Demolidor está paralisado.
Dois... ele se mexe.
Três... balança a cabeça.
Quatro... ele se ergue... bamba..
Cinco... você pode me ouvir?... bata as luvas... bata as luvas! ele obedece. Demolidor está de volta à luta.
Vem, demônio... vem... diz Jab, com a voz ofegante.

Logo ali, perto da saída, os traficantes bolam outros planos. Escondem as armas nas calças e cercam o ringue. O Demolidor está mais lento... os jabs sucessivos, que recebe em toda parte do dorso, estão lhe tirando o fôlego... mas The Jab está querendo acabar logo com a luta. E nessas horas o velho treinamento de Stick (****) é fundamental. O homem sem medo fixa um pé no chão, dá um giro e deixa que seu adversário golpeie em falso. Demolidor lhe soca os rins e The Jab perde o ar... outro golpe no rosto, ele perde a visão... um gancho feroz e The Jab cai, puxando o ar com força. É hora de abrir a contagem para The Jab. Ele arfa e se ergue no "5". Demolidor não espera: um direto de direita faz o adversário cair desta vez para não levantar.
E é aí que a confusão começa: um traficante grita, todos se abaixam. Menos o Demolidor. São cinco homens armados. The Jab senta no ringue, ainda confuso. O demônio pega os bastões, lança um deles na cara de um dos homens armados, mas o outro atira. Demolidor usa o gancho de seu outro bastão para enrolar a arma e lançá-la para cima. Os outros três sobem no ringue e começam a chutar e socar o Demolidor e o outro lutador. Os dois estão zonzos e exaustos. Um dos bandidos arrasta The Jab para fora do ringue, aponta a arma para a cabeça dele e engatilha. Demolidor ouve, mas está preso, aturdido...
Seu prego! Dedo-duro! Você vai morrer, vacilão! grita o traficante.
Demolidor soca dois homens, mas é segurado pelo terceiro.
Um tiro. Nada mais.
Próxima edição: Depois do choque nesta edição, Demolidor investiga os segredos da mulher que acusou os amigos de Matt Murdock, Pereba Patterson e Foggy Nelson. Muita pancadaria e perseguições... ah, tem também o Mercenário fugindo da Gruta.
:: Notas do Autor
(*) Isso foi contado no Hyperfan em Demolidor #01 a #04, por Alexandre Mandarino. 
(**) Como mostrado no Hyperfan em Demolidor #06. 
(***) The Gladiator's Gym é um galpão que Demolidor usou ao longo de sua carreira para treinar. Porém, ele cedeu o uso para a Associação Amadora de Boxe da Cozinha do Inferno (a AmaBoxe, numa história não mostrada), alguns meses atrás. Hoje o ginásio leva o nome do apelido do pai de Murdock: "Gladiador" (Gladiator, em inglês). 
(****) O velho mestre cego que treinou Matt Murdock no início de sua carreira como Demolidor. 
|
|